A diretoria do Sindimars e sua Assessoria Jurídica reuniram-se nesta quarta-feira (21/10) para a 40ª Reunião Ordinária de Diretoria (ROD) de 2026. O encontro teve como foco principal alinhar estratégias sindicais, avaliar o andamento das negociações coletivas vigentes e traçar as diretrizes jurídicas, administrativas e institucionais de interesse da categoria.
PAUTA DO DIA:
No âmbito da Saam, a empresa formalizou o pedido de adiamento da 7ª rodada de negociação coletiva, originalmente agendada para o dia 19 de outubro. O encontro foi remarcado para amanhã, 22 de outubro, às 14h, e ocorrerá em formato híbrido. Diante disso, a diretoria do Sindimars dedicou a reunião de hoje para estruturar as ações e táticas a serem adotadas frente aos cenários possíveis.
Em relação à Navemestra, houve a entrega formal da ata contendo o termo aditivo devidamente assinado. Os próximos passos da entidade consistem na cobrança e acompanhamento para a quitação dos débitos em aberto, além da resolução de pendências administrativas remanescentes, como a efetivação das rescisões complementares.
No cenário da HDC/Hidroclean, o Sindimars reiterou formalmente a cobrança por um posicionamento oficial por parte da empresa, uma vez que a ausência de respostas segue travando a evolução das tratativas.
Quanto às demais empresas que permanecem sem acordo coletivo, a Assessoria Jurídica do sindicato informou que já está em fase avançada de elaboração das ações judiciais cabíveis para salvaguardar os direitos dos trabalhadores representados.
No setor administrativo e regulatório, o sindicato está providenciando a resposta técnica e institucional necessária referente às denúncias encaminhadas à Receita Federal. Também foram debatidos ajustes e o acompanhamento do contrato de assistência médica com a Unimed.
Olhando para o futuro da categoria, foram definidas as datas para a Assembleia de Pauta de Reivindicações 2027/2028. O edital de convocação será publicado oficialmente no dia 9 de novembro de 2026, e a atualização dos pleitos começará a ser debatida pela diretoria já na próxima reunião, a 41ª ROD.
A reunião também registrou a importância da visita institucional de representantes da Svitzer à sede do Sindimars, ocorrida no último dia 20 de outubro, fortalecendo as relações e o diálogo com os players do setor. Após o encerramento das pautas deliberativas, os diretores realizaram um momento de diálogo informal e integração interna com descontração.