A 4ª rodada de negociação coletiva que aconteceria hoje, ficou para o próximo dia 30/06/2026, às 11:00 horas, em virtude de mais uma solicitação da empresa. Diante disso segue nossa manifestação oficial:
O Sindimars vem a público informar o andamento das Negociações Coletivas 2026/2027. Infelizmente, a postura da SAAM tem sido de total desrespeito. A empresa utiliza sucessivas manobras para arrastar o processo e adiar as respostas, ignorando que a nossa data-base é 1º de fevereiro e já passou há meses.
Vejam a linha do tempo das protelações:
- Novembro/2025: Aprovamos nossa pauta de reivindicações em assembleias (26 e 28/11).
- 05/01/2026: Enviamos a carta convite para a primeira rodada de negociação.
- 07/04/2026: A 1ª reunião só aconteceu TRÊS meses depois, por culpa dos pedidos de adiamento da empresa.
- 28/05/2026: Realizamos a 3ª rodada.
- Junho/2026: A 4ª reunião estava marcada para o dia 24/06, foi jogada para o dia 25/06 e, agora, a empresa adiou novamente para o dia 30/06, alegando "validações internas".
Até o momento, a SAAM não apresentou nenhuma proposta consistente ou relevante. Essa postura agrava uma situação que já é insustentável para os trabalhadores. Os números mostram a enorme injustiça que estamos sofrendo:
- Sem ganhos reais: Há anos a categoria não tem aumento real, recebendo na maioria das vezes apenas a reposição do INPC e pequenos avanços.
- Vergonha no Vale-Alimentação: Enquanto empresas genuínas da cidade já pagam R$ 1.351,00 e concorrentes como Camorim, Svitzer e Wilson Sons já ultrapassam os R$ 1.000,00, a SAAM paga apenas R$ 850,00.
- Ranking salarial humilhante: No comparativo de mercado, os nossos Comandantes e Chefes de Máquinas ocupam em média o 4º lugar, e os Marinheiros estão amargando a 10ª posição, sendo ultrapassados inclusive pela RGM.
- Lucro alto, salário baixo: Essa defasagem é inaceitável, pois o volume de manobras da SAAM está muito próximo de liderar o mercado (1º lugar). Trabalho tem de sobra, o que falta é reconhecimento.
- Piso descumprido e demandas travadas: A empresa segue descumprindo o piso salarial da categoria e ignora várias pendências administrativas urgentes que precisam ser revistas.
Não aceitaremos mais desculpas e protelações! Já é hora de finalmente sermos valorizados. A nossa mobilização será fundamental nos próximos dias para exigir o respeito que merecemos. Fiquem atentos aos chamados do sindicato.
✊ JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
SINDIMARS – A LUTA É DE TODOS NÓS!